top of page
  • Foto do escritorGuto Rodrigues

O que é Cloud Privada ☁️

Atualizado: 9 de jun. de 2022


 

A Cloud Privada representa aquelas que são desenvolvidas para atender exclusivamente uma empresa de forma individual. Elas permitem que a empresa hospede aplicativos e infraestruturas completas na nuvem e dediquem maiores esforços relacionados à segurança dos acessos e controles de dados, e uma infraestrutura 100% dedicada para as demandas do negócio de um cliente. Esse modelo ainda pode ser dividido em outros dois formatos: Cloud Privada Interna e a Cloud Privada Externa.



Cloud Privada Interna

Este formato, também conhecido como Cloud privada Local, é hospedado dentro da organização mantendo o seu próprio Data Center. Ele fornece um processo mais padronizado, maior proteção e um tamanho proporcional a sua necessidade de escalabilidade. Nesse formato, o departamento de TI da empresa fica responsável pelas configurações de segurança e monitoramento das atividades, bem como pela aquisição e manutenção de seus próprios recursos físicos.



Cloud Privada Externa

Este modelo de Cloud privada é hospedado por um provedor de computação em nuvem externo. O prestador de serviços proporciona um ambiente em nuvem exclusivo com plena garantia da privacidade, funcionalidades e infraestrutura. Aqui, as necessidades de espaço para a escalabilidade, recursos de segurança e ferramentas de configurações podem ser negociadas para atender a demanda exata do negócio em cada período. A cloud privada externa conta ainda com um planejamento de desenvolvimento e controle de riscos bem rigorosos para garantir a máxima segurança contra a perda parcial ou total de dados e oferecer o espaço que o cliente precisa respeitando os períodos de alta demanda, e ainda uma equipe de profissionais para gerenciar todo o ambiente de cloud privado, dentro das melhores práticas de mercado, garantindo assim um nível de serviço com grande qualidade.







bottom of page