7 Dicas para aumentar a segurança dos dados em sua empresa:
1. Investir em firewall, antivírus, anti-ransomware e antispam:
Firewall:
* Filtro de pacotes: Controla o acesso monitorando os pacotes de entrada e saída. Impede o tráfego não autorizado, analisando os pacotes e inspecionando o estado de cada um deles;
* Proxy: Protege a rede filtrando as mensagens, mascarando o endereço IP e limitando os tipos de tráfego;
* IDS e IPS: Sistemas de Detecção de Invasão (IDS): analisa e monitora o tráfego da rede em busca de sinais indicando que invasores estão usando uma ameaça conhecida para se infiltrar e roubar dados da rede; * Sistemas de Prevenção de Intrusões (IPS): O IPS bloqueia proativamente o tráfego de rede com base em um perfil de segurança, se esse pacote representar uma ameaça de segurança conhecida
* Controle de Acesso: Através do Controle de Acesso é possível gerenciar o que cada usuário esta acessando, proibindo sites e downloads de determinados arquivos.
Antivírus e Anti-ransomware:
O antivírus corporativo protege a sua rede contra todo tipo de malware, como ransomware, com opções para proteção e recuperação de arquivos.
Antispam:
Em um ambiente empresarial, é natural que seja instalada uma ferramenta que funcione como um filtro para as mensagens recebidas pelos colaboradores. Assim, é promovido um nível mais alto de segurança para o tráfego de informações na rede corporativa.
2. VPN Matriz e Filial:
Utilizar a VPN na sua empresa é garantia de segurança e privacidade de acesso ao ambiente tecnológico do seu negócio. Ela possibilita que seus colaboradores se conectem com a rede corporativa mesmo à distância, como se estivesse no local e assim dá acesso a algumas ferramentas como:
* Criptografia;
* Privacidade;
* Navegação sigilosa;
* Segurança
3. Segmentação de redes por VLAN:
Segmentação de rede: benefícios da segmentação de rede. A segmentação de rede fornece serviços de segurança exclusivos por segmento de rede, oferecendo mais controle sobre o tráfego da rede, otimizando o desempenho da rede e melhorando a postura de segurança.
4. Backup e DR:
Backup:
A finalidade do backup na nuvem é proteger a sua empresa contra a perda de dados, geralmente ocasionada por ataque de vírus e malware, danos físicos ou falhas elétricas.
Disaster Recovery:
Disaster Recovery, também conhecido como Recuperação de Desastre, refere-se a um plano de ação para recuperação de ambientes em caso de um eventual desastre na infraestrutura de TI.
5. Ferramentas de monitoramento:
O uso de recursos de monitoramento é outra questão importante na proteção aos dados. A rede deve ser analisada provendo alertas caso ocorra algum tipo de ataque, também é importante a utilização de monitoramento de servidores para identificação e prevenção de falhas.
6. Contrate uma empresa especializada para desempenhar o papel de DPO (Data Protection Officer):
DPO as a Service é um serviço oferecido pela NewFront que permite a contratação de um DPO profissional. Basicamente, a sua empresa pode designar um dos nossos especialistas em segurança e privacidade de dados para assumir o cargo de DPO. Dessa forma, a companhia não sobrecarrega nenhum funcionário e garante que a função será ocupada por um especialista na área, que vai assegurar o cumprimento da lei.
7. Gerenciador de senhas: Quais os principais benefícios de usar um gerenciador de senhas?
A principal vantagem do gerenciador de senhas é a segurança pois ele funciona como um cofre virtual e é possível armazená-las em um ambiente seguro e criptografado.
Para facilitar ainda mais, confira de maneira ilustrativa o que as empresas precisam para aumentar a proteção e segurança de seus dados:
Guilherme Soncini | Especialista em Soluções de Cloud e TI | NewFront
A Newfront pode facilitar, orientar e ajudar você implementar um programa de proteção de dados pensado especialmente para a sua empresa. Ficou interessado em saber mais, ou quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.
Comentarios