top of page
  • Foto do escritorGuilherme Soncini

Diferença entre hipervisores Proxmox e VMware

Atualizado: 28 de dez. de 2022

Um hipervisor fornece a base para sua plataforma de virtualização com várias opções, desde fornecedores tradicionais a alternativas open source. A VMware é uma opção popular para a virtualização. Ela oferece o hipervisor ESXi e a plataforma de virtualização vSphere. Já a máquina virtual baseada em kernel (KVM) é opensource e faz parte do Linux.

Plataforma VMware vSphere

A VMware oferece o hipervisor ESXi e a plataforma de virtualização vSphere. O VMware ESXi é um hipervisor bare-metal instalado diretamente em servidores físicos para ajudar na consolidação de hardware. Com as tecnologias de virtualização da VMware, é possível criar e provisionar máquinas virtuais (VMs). Assim, você pode modernizar a sua infraestrutura para fornecer e gerenciar aplicações novas e legadas.


Escolhendo o VMware vSphere você terá de gerenciar as suas máquinas virtuais por meio do stack de controle da VMware. A licença oferece diversos níveis de permissões.


Hipervisor Proxmox

Muitas empresas escolhem uma solução de virtualização de código aberto para simplificar sua infraestrutura de TI com virtualização e consolidação de servidores. Isso os ajuda a reduzir rapidamente os custos operacionais, bem como o tempo de manutenção e administração. A plataforma de código aberto Proxmox VE vem com custo zero de licença, fornece acesso total a todas as funcionalidades e aumenta a flexibilidade, segurança e confiabilidade de sua infraestrutura de TI. É uma solução perfeitamente adaptada às necessidades do seu negócio.

Ao migrar para uma plataforma de virtualização baseada em KVM, é possível verificar, modificar e aprimorar o código-fonte do hipervisor. Ter acesso ao código-fonte abre as portas para a inovação, permitindo que você virtualize cargas de trabalho e aplicações tradicionais e também crie estruturas para as cargas de trabalho nativas em cloud e baseadas em Container. E como a KVM está incorporada ao kernel do Linux, é fácil usá-la e implantá-la.

Vantagens do Proxmox em relação ao VMware vSphere

O VMware oferece um hipervisor estável e bem estabelecido, com recursos e desempenho excelentes. Mas a virtualização proprietária pode impedir que você tenha os recursos para investir em clouds, containers e automação. Ao remover a dependência de fornecedor, você obtém a liberdade, a flexibilidade e os recursos para criar a base de um futuro ambiente nativo em nuvem e em containers.

O Proxmox está pronto para produção de cargas de trabalho corporativas com as funcionalidades necessárias para dar suporte à infraestrutura física e virtual a um custo operacional reduzido. A virtualização baseada em KVM oferece várias vantagens em comparação a outras soluções, como o VMware vSphere.

Realizamos uma comparação entre o Proxmox VE e o VMware Vsphere. Depois de ler todos os dados coletados, você pode encontrar nossa conclusão.

  • Facilidade de implantação: Os usuários do Proxmox VE relatam que a implantação é fácil. Os usuários do VMware Vsphere compartilham opiniões divergentes sobre a implantação;

  • Características: Os usuários de ambos os produtos estão satisfeitos com sua estabilidade e escalabilidade;

  • Preço: Proxmox VE é uma solução grátis. A maioria dos revisores do VMware VSphere considera a solução cara;

  • ROI: Os usuários de ambas as soluções relatam um ROI positivo.

Resultados da comparação: Das duas soluções, o Proxmox VE sai em primeiro lugar. Quando comparado ao VMware VSphere, a solução Proxmox se saí muito melhor pois, dispõe de diversas funcionalidades que serão mencionadas abaixo. O Proxmox VE já é a melhor escolha para vários clientes satisfeitos quando se trata de escolher uma alternativa ao VMware vSphere, Microsoft Hyper-V ou Citrix XenServer.

O que é mais valioso no Proxmox VE ?

  • Construído em Kernel baseado em Debian é uma solução realmente estável, confiável e escalável;

  • Proxmox é uma solução de código aberto que pode ser usada gratuitamente;

  • Para usar o Proxmox VE não é necessária uma licença. No entanto, você pode adquirir uma licença de suporte, que você acessa, mas não altera a funcionalidade da solução;

  • O recurso que achei mais valioso é seu armazenamento ZFS & Ceph. O Proxmox VE tem a capacidade de executar e gerenciar o armazenamento Ceph diretamente nos nós do hipervisor;

  • Possuí autenticação de dois fatores para aumentar a segurança;

  • Grande documentação e "Como fazer" na página wiki;

  • Muitas integrações úteis: APIs, Active Directory;

  • ACLS, Grupos e Gerenciamento de Usuários: Permite definir e personalizar permissões;

  • Proxmox Backup Server: Solução de backup incremental assertivo para backups remotos confiáveis com suporte a criptografia;

  • Atualizações e correções são lançadas rapidamente;

  • Migração de VMs Online entre nós e cluster HA;

  • Excelente desempenho: as aplicações são executadas com maior rapidez em comparação com outros hipervisores;

  • A vantagem do open source: acesse o código-fonte e obtenha a flexibilidade para integrar-se a qualquer ambiente.


Qual é o nosso caso de uso principal ?

Nosso caso de uso principal para o Proxmox VE é virtualização e armazenamento definido por software utilizando Ceph Storage, basicamente para máquinas virtuais.


Qual é a nossa experiência com a solução ?

Utilizamos a solução por mais de 5 anos e nunca tivemos um problema no qual não conseguimos resolver, nunca foi preciso acionar suporte da solução.


E de qual proporção estamos falando?

As características dos ambientes gerenciados pela NewFront são diversas, pois partem de cenários pequenos com apenas 1 servidor utilizando armazenamento local, até ambientes de alta densidade que armazenam grandes volumes de dados distribuídos. Estamos falando em super clusters com Petabytes (PB) de dados e centenas de máquinas virtuais rodando sob o ambiente hiperconvergente.


Guilherme Soncini | Especialista em Soluções de Cloud e TI | NewFront


Ficou interessado em saber mais, ou quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.

153 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page