top of page
  • Foto do escritorGuilherme Soncini

Entenda a diferença entre sincronização e backup

Atualizado: 19 de jul. de 2022

Sabia que a principal diferença entre ferramentas de backup e de sincronização é no quesito segurança?


 


É importante entendermos um pouco mais sobre as duas soluções, por isso nosso especialista em cloud e TI, Guilherme Soncini, preparou um conteúdo para facilitar o nosso entendimento, confira:

Sincronização:

Com a sincronização é possível manter o armazenamento de dados, de maneira simultânea e em dispositivos diferentes. Este recurso funciona como se fosse um espelho dos dados, mantendo as informações que foram sincronizadas iguais entre dispositivos ou servidores porém, essa técnica é muito confundida como se fosse um backup e não é, uma vez que um arquivo ou dado é sincronizado para um destino ele modifica o mesmo no destino com todas as alterações que foram realizadas. Ou seja, se realizar uma alteração em uma planilha e ela for sincronizada, essa planilha será sincronizada no destino com a mesma alteração.

Backup:

O backup por sua vez é uma cópia de segurança dividida em marcas de tempo, que armazena os dados no período de dias configurados nas rotinas e que pode ser restaurado em diferentes locais, inclusive podendo utilizar compressão e criptografia dos dados para assim economizar espaço e ter segurança. A principal função do backup é que seja possível recuperar essas informações exatamente como foram salvas nos determinados dias. Ou seja, se deletar uma informação de uma planilha em um determinado dia e futuramente precise recuperar esse dado excluído, é possível restaurar o backup do dia anterior de quando foi feito a exclusão, recuperando a planilha da mesma forma que foi salva neste dia em questão.


Guilherme Soncini | Especialista em Soluções de Cloud e TI | NewFront

 

Quer ter mais segurança nos dados da sua empresa? Fale com a gente, que podemos te ajudar.

bottom of page