top of page
  • Foto do escritorTiago Morim

Monitoramento, muito mais que só uma ferramenta

Você já deve ter se questionado, se precisa de monitoramento das aplicações ou serviços da sua empresa? Se realmente vale a pena e é útil ter um monitoramento? Ou então, porque o seu monitoramento atual não é tão eficaz como todos dizem que deveria ser? Bem, vamos te ajudar a pensar um pouco mais sobre isso.


Em termos de Segurança da informação, um dos pilares é a disponibilidade. E para poder medir e acompanhar a disponibilidade nada funciona melhor que ter um monitoramento pró-ativo.


No mercado atual de TI, temos diversas ferramentas que auxiliam no processo de monitoramento como Zabbix, Grafana, Prometheus, Nagios, Munin, Datadog, entre muitas outras.


A grande vantagem dessas ferramentas é que elas nem sempre são concorrentes e sim complementares, podendo ser usadas em conjunto para construir um monitoramento muito mais funcional e abrangente.


Atualmente a maior dificuldade em gerir um monitoramento é desenvolver o processo pró-ativo, a equipe que o configura tem que ter grande conhecimento das aplicações que necessitam serem monitoradas, caso contrário o monitoramento fica muito genérico e muitas vezes se torna ineficaz e ignorado pelos analistas, que deveriam ter essa ferramenta como um grande auxílio e não deixar ela tornar-se um transtorno por alertas desnecessário, métricas genéricas ou mal configuradas.


A dica para usar o monitoramento da melhor maneira possível é: análise caso a caso as aplicações, trigger, itens que serão usados para minimizar alertas desnecessários e aumentar a assertividade dos processos que devem ser medidos.


Vantagens de usar o monitoramento pró-ativo:


  • Minimizar tempo de inatividade ou dificuldades técnicas;

  • Facilidade de mensurar a necessidade de novos investimentos em tecnologia da informação;

  • Garantia de estabilidade dos serviços;

  • Controle de processos de manutenções programadas;

  • Drástica diminuição na quantidade de incidentes ou mal funcionamento dos serviços e sistemas da empresa;

  • Geração de relatórios para mensurar o crescimento e eventos nos cenários monitorados;

  • Gráficos em tempo real do ambiente e seus sistemas para acompanhamento facilitado da equipe.


Atualmente na Newfront utilizamos um conjunto de ferramentas unidas para trazer todos os benefícios acima e muito mais, juntando Zabbix, Grafana e Prometheus.


Como nosso objetivo é criar um ambiente de alertas pró-ativos e processos automatizados, segue alguns exemplos de como usamos essas ferramentas:


  • Alertas em bots do Telegram, e-mail, Discord para fácil verificação e acesso a qualquer usuário;

  • Integração com ERPs para abertura de chamados automatizados;

  • Criação de Gráficos e Relatórios em tempo real de aplicações e ambientes de TI e Rede;

  • Processos automatizados de execução de tarefas conforme triggers no ambiente;

  • Gestão de redes e sistemas internos sem necessidade de IPs Públicos alocados nos sistemas da empresa;

  • Entre outras aplicações mais pontuais ou modulares.


Vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas utilizadas? Segue um breve resumo das que mais usamos:


Zabbix - Software que monitora e coleta dados em tempo real, podendo usar API para integração com diversos sistemas e efetuando a medição do desempenho e disponibilidade dos ativos na rede. Um destaque desta ferramenta fica com a questão da geração de triggers que podem desempenhar o papel de alertas, execução de tarefas pré programadas e scripts que são usados para efetuar praticamente qualquer tipo de monitoramento.


Grafana - Software para acompanhamento de informações e métricas por meio de gráficos. Os chamados Dashboards servem para facilitar a visualização das métricas do ambiente em um só local. Além de poder gerar relatórios funcionais e de simples entendimento.


Prometheus - Muito similar ao Zabbix, o Prometheus permite um monitoramento dos ambiente de TI como um todo, se diferenciando principalmente pela pouca limitação nos seus processos de monitoramento, assim que instalado no servidor a ser monitorado ele gera inúmeras métricas e informações que podem ser usados juntamente com oGrafana e o Zabbix para compor uma solução incrível de monitoramento.


Por fim, se você ainda tem dúvida se você precisa de um monitoramento ou não, tente fazer uma avaliação, quanto tempo e dinheiro você perde pela parada de um dos seus sistemas apenas por um disco do servidor está lotado, por uma parada no sistema por falta de recursos como memória RAM ou CPU ou até mesmo por simplesmente não saber que uma das ferramentas do seus sistema está parado.


Garantir um monitoramento adequado dos seus serviços vai te permitir uma tomada de decisão mais assertiva, economia de tempo e mitigação de prejuízos na hora de avaliar e corrigir problemas futuros, visto que você sempre vai estar um passo à frente do problema que irá acontecer logo ali na frente.


Tiago Morim | Especialista em Soluções de Cloud e TI | NewFront

 

Ficou interessado em saber mais, ou quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.


37 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page