top of page
  • Foto do escritorTiago Morim

O que é IaaS, PaaS e Saas?

Atualizado: 29 de jun. de 2022

É inerente a importância que a Cloud Computing tomou atualmente nas empresas. Entretanto este conceito envolve um oceano de informações e possibilidades, ainda mais se você esta planejando uma mudança do seu negócio para um formato de gestão em nuvem.

Para facilitar um pouco as coisas, separamos uma breve explicação dos principais modelos de serviço em Cloud Computing disponíveis hoje no mercado.


IaaS (Infrastructure as a Service)

A infraestrutura como serviço permite a você possuir o acesso, gestão e manutenção a recursos computacionais, além da gerencia da rede, firewall e demais operações do ambiente.

Esse modelo é indicado para quem precisa de um Datacenter, mas não quer se preocupar ou investir em todos os aspectos de gestão desse ambiente como, espaço físico, energia, refrigeração, depreciação de hardware e software, armazenamento, entre tantos outros. Contudo, você ou sua equipe de TI ainda terá que gerir a infraestrutura, demandando capacitação técnica para tal.


Resumindo as Vantagens IaaS: - Altamente escalável; - Ativos de TI em constante renovação; - Você possui controle total da infraestrutura contratada; - Flexibilidade.


PaaS (Plataform as a Service)

O modelo de infraestrutura como serviço é voltado a disponibilizar uma plataforma para utilizar os serviços e aplicações desenvolvidos e/ou gerenciados por você, não tendo a necessidade de se preocupar com camadas de infraestrutura.

Esse tipo de cenário é muito útil para quem precisa investir em tecnologia, mas deseja focar apenas na aplicação, sistema ou desenvolvimento plataforma em um framework específico, pois a gerencia, manutenção e atualização do ambiente de infraestrutura fica por conta do fornecedor.


Resumindo as Vantagens do PaaS:

- Gestão facilitada; - Controle total do sistema hospedado; - Altamente disponível; - Altamente escalável.


SaaS (Software as a Service)

Software como serviço atinge a maior parte dos usos atuais de nuvem computacional, por oferecer um software ou recurso com foco no usuário final, demandando menos conhecimento técnico, sendo mais barata e prática.

Hoje em dia é amplamente utilizada na web, onde você possui um usuário e senha, acessando o link você chega diretamente na aplicação desejada. Exemplos muito comuns são serviços de webmail, cloud backup e safe office. Resumindo as vantagens do SaaS:


- Acesso facilitado através da internet

- Não necessita normalmente de instalação

- Possui gerenciamento centralizado

- Preços acessíveis





Tiago Morim | Especialista em Soluções de Cloud e TI | NewFront


A Newfront pode facilitar, orientar e ajudar você a implementar soluções que se encaixam especialmente para a sua empresa. Ficou interessado em saber mais, ou quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.



bottom of page