top of page
  • Foto do escritorTiago Morim

Se quiser, te levamos para as Nuvens!

Você já ouviu falar de Cloud Computing ou Nuvem né? Mas talvez tenha medo de como iniciar a entrar nessa onda. Não se preocupe, não é só você e a Newfront pode te ajudar nisso.


Um dos maiores medos e receios de uma empresa é o processo de migração de sua estrutura para uma Cloud, muitas vezes por receio maior do processo a ser executado do que por preços. Por isso nesse momento vamos falar um pouco sobre como é esse processo de migração e suas etapas.


Mas antes de tudo é bom ressaltar as vantagens de trabalhar com suas aplicações em Cloud:


- Escalabilidade facilitada;

- Disponibilidade;

- Redução de custos;

- Maior Competitividade Tecnológica;

- Segurança.


O processo para migração consistem em 5 passos fundamentais, independente de ser uma migração de uma Cloud para Cloud, quanto de um ambiente On-primese para Cloud:


Levantamento de informações - Nesse momento, juntamente com o responsável pelo servidores e serviços, efetuamos todo o levantamento de requisitos como Total de uso de Storage, Network, Cpu, Memória e Sistemas Operacionais, para assim alinhar o que existe na infraestrutura atual e o que se espera que tenha no novo ambiente, já calculando todas as melhorias necessárias, planejamento de escalabilidade e manutenção/atualização do ambiente.


Planejamento - Aqui vamos planejar com base nos dados recolhidos anteriormente como será feita a migração, quais serviços tem prioridade, tempo de migração, se vai haver downtime ou não, pois durante essa fase se define a maneira de proceder com a migração sem nenhuma impacto ou com o menor possível.


Readequação - A readequação é ajustar os sistemas atuais para que possam ser migrados corrigindo alguma falha ou dependência necessária para o processo de migração. Nesse momento é feito normalmente a readequação de rede, para que os sistemas funcionem perfeitamente no novo ambiente.


Migração - Nesse ponto colocamos o processo que foi planejado em ação, migrando cada sistema de maneira a obedecer as suas singularidades e disponibilidade de execução, focando principalmente na transparência do processo e segurança, assim como na transmissão e repasse de conhecimento do processo aos nossos clientes.


Acompanhamento - Após a migração, ajustamos o processo do monitoramento dos sistemas envolvidos, para poder sempre acompanhar como ambiente e seus sistemas estão operando, para de maneira pró ativa poder mensurar necessidades de ajustes, correções, atualizações e upgrades do sistema. Esse acompanhamento é compartilhado com o cliente que pode a qualquer momento analisar sua infraestrutura em cloud publica ou privada de maneira fácil e ágil.


Apesar de muitos acreditarem que o processo de migração para uma cloud ou de uma cloud para outra é muito complicado e trabalhoso, isso não é bem uma verdade, com a dedicação e prática da Newfront, temos a expertise para fazer desse processo algum simples e objetiva, sem contratempos ou falhas que tanto assustam algumas pessoas e empresas.


Caso você deseja planejar ou conhecer melhor esse tipo de procedimento, venha falar conosco, teremos o prazer de compartilhar nossas experiências e casos de sucesso.


Tiago Morim | Especialista em Soluções de Cloud e TI | NewFront

 

Ficou interessado em saber mais, ou quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.

28 visualizações0 comentário
bottom of page